segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Previsivelmente Irracional



Acabei de ler "Previsivelmente Irracional" de Dan Ariely. Um ótimo livro para quem está buscando entender melhor sobre si mesmo, sobre como aprimorar suas decisões e detesta livros de auto ajuda. Ou para quem quer entender melhor sobre o comportamento do ser humano para planejar melhor estratégias de marketing e endomarketing.

Ao longo do livro Dan esclarece que a economia tradicional presume que somos racionais, que tomamos decisões lógicas e sensatas. Mas, estudando o processo decisório do ser humano através de diversas experiências, o autor comprova que somos previsivelmente irracionais, isto é, tomamos decisões de forma irracional e repetidamente.

O que gostei do livro é que o autor fez e relata diversas experiências que comprovam na prática as teorias dele. Bem interessante, para quem "só acredita vendo", ou lendo ;o)

Abaixo destaco algumas das teorias mais interessantes do livro mas não cito os experimentos para não deixar o livro sem graça quando vcs forem ler.

*Relatividade: raramente os humanos fazem escolhas absolutas. Normalmente comparamos a vantagem relativa de uma coisa sobre a outra e, deste modo, fazemos a nossa escolha. Constando isso o autor nos estimula a tentar ver as situações de forma mais ampla para romper o cíclo da relatividade e, quem sabe, tomar melhores decisões.

*Ancoragem: nossas escolhas partem sempre de uma referência, uma âncora que geralmente é baseada na sua decisão inicial principalmente quando falamos de preço. Será que não está na hora de fazermos um "levantamento" e avaliar as âncoras que guiam nossas vidas?

*Poder do gratuito: o custo zero ativa um botão emocional, uma fonte de empolgação que está diretamente ligada à ausência do medo da perda (se não há custo, não há perda).

*Normas sociais x normas de mercado: há mais empenho quando se trabalha ou quando se faz qq coisa por uma causa que por dinheiro. Então se querem empenho, lealdade e motivação de alguém busquem estimulá-lo com recompensas sociais e não com dinheiro.

*Poder da auto sugestão e do preço: nossas expectativas e convicções alteram nossa percepção sensorial, nossa vivência subjetiva e até objetiva. Nesse capítulo o autor cita interessantíssimas experiências de cirurgias placebo e outros experimentos feitos por ele.

No final, fica aquela sensação de que conhecemos pouco sobre nós mesmos mas que o livro nos ajudou a conhecer um pouquinho mais ;o)

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