segunda-feira, 3 de junho de 2013

Um pouco mais sobre ensino - tendências

Outro dia tivemos aula com a Isabella Prata, diretora da Escola São Paulo (www.escolasaopaulo.org), onde estou fazendo um curso de Antropologia, Cultura e Inovação. O assunto base era a "economia criativa" mas, no bate-papo, acabamos focando muito mais na questão do ensino. Já falei um pouco sobre esse assunto aqui no blog: http://migre.me/eMMcn. Mas, depois dessa aula com a Isabella, fui pesquisar mais e achei algumas iniciativas muito legais que acho importante compartilhar para nos fazer pensar sobre esse assunto tão importante e nos inspirar à realizar mudanças no modelo de ensino tradicional:

-http://educ-acao.com/: projeto que roda o mundo e o Brasil em busca de modelos inspiradores de educação/ensino. Algumas referências muito legais já podem ser vistas nesse site e todas essas infos vão virar um livro.

-http://www.geekie.com.br: start-up que desenvolveu uma ferramenta de ensino adaptativo, isto é, o conteúdo é adaptado às necessidades do aluno.

http://www.clilschool.com/: escola de inglês inovando no modo de ensinar com aulas temáticas que ensinam inglês através da culinária, maquiagem, fotografia etc. E ainda oferece aulas gratuitas!

-http://migre.me/eRqQR: matéria no Catraca Livre falando sobre a iniciativa da Unicamp de disponibilizar online e gratuitamente vídeo aulas, artigos e minicursos. Outras instituições como a FGV tb oferecem cursos online gratuitos. 

Pensando nesses exemplos, percebo que não existe fórmula pronta ou um modelo ideal de educação. O que fica claro é que o modelo tradicional que te faz decorar coisas para tirar uma nota boa na prova está cada vez menos interessante e útil para as pessoas. E ganha importância a escola que faz pensar, se relacionar e estimula a busca soluções para os problemas da sociedade atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário