domingo, 9 de setembro de 2012

Colaboração

O tema me deixou bastante curiosa mas, já no início da leitura, percebi que era um livro meio distante da minha realidade atual: "o segredo dos grandes líderes para evitar armadilhas, promover a união e conseguir excelentes resultados".  E realmente o autor fala para "os grandes líderes". Ele não enfoca a forma de gerir uma equipe colaborativa e sim uma empresa. Mesmo ainda não sendo um grande líder ;o) resolvi ver o que essa leitura poderia me oferecer...

Primeiro entender o conceito básico de colaboração. Apesar da palavra ser bem intuitiva, ele explica que a idéia de colaboração são profissionais de diferentes áreas trabalhando em equipes com tarefas compartilhadas ou que se ajudam mutuamente. Bonito na teoria ;o) Em seguida ele explica como fazer isso funcionar.

O ponto de partida para aplicar a colaboração é avaliar as oportunidades: obteremos grandes vantagens com uma cultura colaborativa? O líder deve analisar o potencial para a organização como um todo: se a colaboração vai promover  inovações melhores, vendas maiores, operações mais eficientes, transparência e melhores práticas etc. Se a vantagem não for significativa, é melhor não ter equipes colaborativas.

O segundo passo é identificar as principais barreiras à colaboração nas equipes. As principais que ele aponta são a falta de motivação e a falta de habilidade.

O terceiro passo é buscar soluções para essas barreiras e ele nos mostra três tipos:
-mecanismo de unificação: ter metas claras e comuns. Essas metas devem ser envolvidas por um discurso atraente. Acho que aí entra o poder dos grandes líderes de influenciar pessoas e fazer com que elas se movam rumo a um objetivo em comum. Steve Jobs obviamente super citado no livro.
-mecanismo de pessoas: identificar e fazer com que as pessoas certas colaborem nos projetos certos.
-mecanismo de redes: criar redes intepessoais em toda a empresa para que os funcionários estejam mais aptos a colaborar. Segundo o autor, essas redes funcionam melhor do que as hierarquias formais. Mas ele logo alerta para o perigo das pessoas ficarem tão "conectados às redes" e produzirem menos. O perigo do networking virar um fim e não um meio.

Tem um vídeo legal que aborda o tema colaboração e passa por alguns outros pontos não comentados por esse autor (Morten T. Hansen). Eu gostei especialmente porque me deixou curiosa para ler o próximo livro da prateleira que é sobre inovação ;o)
http://www.youtube.com/watch?v=NsndhCQ5hRY&feature=related

2 comentários:

  1. É difícil encontrar bons líderes mesmo, que saibam orientar uma equipe e fazer o trabalho caminhar bem. Mas caso seja esse o seu interesse eu aposto no seu sucesso. rs
    ;)
    Beijos, Ana Camina.

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  2. Oi, Ana! Bom saber que está passando por aqui ;o) Não sei se quero (e posso) ser um "graaaande líder" como os citados no livro. Mas se eu conseguir pelo menos inspirar algumas pessoas à minha volta e fazer com que elas pensem "fora da caixa", tenham satisfação e motivação em trabalhar, já ficarei muito contente! :oD Bjs e apareça!

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