terça-feira, 19 de março de 2013

Palestra: relação com as marcas nos meios digitais



Essa semana fui em uma palestra interessante oferecida pela Microsoft e pelo GP (Grupo de Planejamento). A idéia era mostrar os resultados de dois estudos da Microsoft sobre o comportamento do consumidor no meio digital (multi-telas), sua relação com as marcas e, para fechar, alguns Planners debateram sobre o papel e desafios do planejamento nesse cenário.

O estudo da Microsoft é bem interessante e, para mim, aprofunda e complementa de forma qualitativa o estudo do Google feito para os livros ZMOT que têm uma abordagem um pouco mais quantitativa. Para quem quiser ler, os resultados da Microsoft estão disponíveis em: http://advertising.microsoft.com/insights?s_int=us_prem_homepage_insightsbottom

O mais relevante, na minha opinião, é a parte que eles estudam os motivadores do comportamento multi-telas:
-68% estão "garimpando conteúdo", usando duas ou mais telas para ver conteúdos não relacionados entre si e tendo uma sensação de eficiência (aproveitar bem o tempo). Exemplo: vc manda um sms para um amigo enquanto vê tv.
-57% estão investigando e descobrindo, usando duas ou mais telas para buscar mais informações e complementar seu conhecimento sobre determinado conteúdo. Exemplo: vc vê um programa de culinária enquanto busca uma receita em seu tablet.
-46% estão em uma "jornada quantum" (referência à mecânica quântica: fluidez e supercondutividade), isto é, começando uma atividade em uma tela e continuando em outra, buscando experiências em outras telas. Exemplo: vc troca SMS com amigos sobre ver um filme e depois vai para o PC comprar o ingresso.
-39% estão em uma teia social, isto é, compartilhando e conectando, sendo que tudo gira em torno de um conteúdo principal. Exemplo: vc vê sua série predileta na tv enquanto usa o twitta sobre ela no seu celular.

Deste estudo saem alguns insights para quem trabalha com planejamento de comunicação (nas agências e no marketing das empresas):
-O storytelling fica cada vez mais importante. Refletir sobre qual história e como sua marca vai conta-la através dos possíveis "canais" é um dos grandes desafios do planejamento.
-Cresce a importância de um planejamento mais estratégico (como vamos contar a história, em quais canais...) em detrimento ao planejamento mais conceitual (focado no insight criativo).
-Considerando os diferentes e mutáveis modos de relacionamento dos consumidores com os diversos "canais"existentes hoje, é essencial buscar um trabalho cada vez mais integrado com a Mídia e com monitoramento constante para guiar ajustes nas ações "em tempo real".
-Buscar um aprofundamento constante no comportamento do consumidor alvo para poder entregar o conteúdo certo, na hora certa e no "canal" certo.

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