segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Pacote básico de leitura sobre apresentações e planejamento de comunicação

Outro dia estava precisando de inspiração para montar uma palestra sobre marketing de conteúdo e achei que valia fechar o meu pacote básico de leitura sobre apresentações e planejamento. Digo "fechar" porque alguns livros eu havia iniciado a leitura mas parado. E digo "pacote básico" pois recomendo a leitura para qualquer um que está começando a trabalhar ou precisando de um "refresh" e inspiração (que era o meu caso). Então compartilho abaixo os livros do meu pacote e um breve resumo de cada um deles:

-Super Apresentações: o livro é da SOAP (uma empresa especializada em apresentações). Foca na estruturação do conteúdo e visual oferecendo um excelente passo a passo para montar apresentações eficientes que mantenham o interesse da audiência e que te ajudem a conquistar seu objetivo. As dicas e exemplos do livro nos fazem perceber que mesmo empresas e profissionais experientes perdem boas oportunidades de negócio por erros ao desenvolver apresentações.

-Apresentações Empresariais (Ney Pereira): o livro fala menos da parte visual e foca mais na parte teatral e oral da apresentação. Sendo assim é um excelente complemento para o livro da SOAP dando ótimas dicas para o apresentador: como iniciar, postura, expressão facial e corporal, tom de voz, como cativar e manter a atenção da audiência ao longo da apresentação encantando e atingindo seus objetivos.

-A Arte do Planejamento (John Steel): apesar de um pouco antigo e desatualizado por não abordar marketing digital, o livro vale uma leitura dinâmica. Ele explica a origem, o que é e como fazer planejamento de comunicação. Ao contrário do que alguns pensam, o papel do planejamento não é (apenas) montar apresentações. Planejamento é a área que deve trazer o consumidor para dentro do processo criativo transformando informações sobre o consumidor em insights para a Criação. Através da condução de pesquisas, o planejamento também pode identificar problemas não relacionados à propaganda e ajudar a melhorar processos do cliente etc.
Através de cases reais, o livro mostra importantes dicas para condução de uma pesquisa eficiente e principais pontos para construção de briefings criativos reforçando que a essência do planejamento é olhar a mesma coisa que todo mundo mas conseguir pensar em algo diferente.
Fechando os cases, John Steel fala sobre a campanha "Got milk?" que conseguiu desvendar a relação real dos consumidores americanos com o leite e chegar à uma nova abordagem que, somada à uma excelente execução de campanha, alcançou os objetivos de aumento de vendas e encantou consumidores.

Se vcs têm alguma dúvida sobre os temas acima, podem me procurar! E em breve compartilho com vcs por aqui outros dois livros que estou começando a ler sobre temas relacionados :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário