terça-feira, 28 de abril de 2015

Transformando idéias em epidemias

Passei os olhos em "O Ponto da Virada" na época da faculdade e agora resolvi ler de novo. Dessa vez com mais vontade :) Às vezes acho que é bom fazer essas releituras porque a gente muda com o tempo e passa a ver tudo com um outro olhar.

O livro fala sobre como comportamentos e idéias atingem o que o autor chama de "ponto da virada" e se transformam em epidemias. É recheado de exemplos reais tanto na área da saúde, comportamento social e marketing que deixam a leitura bem interessante. Com esses exemplos ele mostra que existem praticamente três agentes de mudança que podem ajudar um comportamento ou ideia a atingir esse ponto da virada:
1-Os eleitos: são tipos de pessoas como os comunicadores ( que espalham a mensagem), experts (que têm muito conhecimento sobre o assunto) ou vendedores (que têm uma habilidade de contágio verbal e emocional) que funcionam como "tradutores", decodificando e levando mensagens para uma maioria inicial.
2-O fator de fixação: é a forma e o conteúdo da mensagem que às vezes com pequenos ajustes, pode ficar mais forte e fácil para ser transmitida.
3-O poder do contexto: esse é o "agente" que mais me impressiona. É o poder que o meio (contexto) e a personalidade das pessoas que nos cercam têm de transmitir uma mensagem e influenciar nossos comportamentos e crenças mais profundos. O exemplo mais impactante é o da "prisão falsa" feito em 1970 em Stanford. Os cientistas sociais montaram uma falsa penitenciária onde um grupo de voluntários assumiria o papel de presos e outro grupo o papel de guardas. No segundo dia de experimento os "guardas" estavam submetendo os "presos" à punições arbitrárias e os "presos" também iniciaram uma rebelião violenta. O experimento teve que terminar bem antes que o previsto por segurança. Isso revela como o ambiente ruim da prisão mesmo que simulado influenciou profundamente o comportamento de pessoas que se diziam passivas e contra a violência.

Confesso que no meio do livro comecei a ficar meio agoniada, tentando tirar uma "fórmula" ou uma receita de bolo para poder aplicar essas teorias no meu dia-a-dia de marketing. Mas aí o autor me presenteou com uma frase: " Quem é bem sucedido na criação de uma epidemia social não consegue isso fazendo apenas o que acha que esta certo... porquê a comunicação humana tem suas próprias  regras bastante insólitas e contrárias às expectativas."  Então a palavra que fica pro marketing é TESTE. Porquê não existe fórmula mágica que garanta que aquele vídeo "viralize"  e aquela campanha "cole" :)

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