terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Graffiti e outras artes

Desde que vim morar em SP fiquei encantada com os muros, prédios e viadutos grafitados pela cidade.  Para mim, o grafitti é, sem dúvidas, uma arte. Entendo como arte qualquer manifestação e ação que muda, melhora a vida de quem a recebe. Já a pichação não considero arte pois não oferece nada de bom para quem vê...

Para celebrar a arte e os artistas do grafitti, nada melhor que uma boa exposição como a Bienal Internacional de Grafitti. A segunda edição da expo estará no Mube (SP) até 17 de fevereiro com artistas nacionais e internacionais. Fui lá para conferir. Achei que fosse ver só painéis pintados com aqueles "traços clássicos" de arte urbana e me enganei! Fiquei espantada com a variedade de modos de uso do grafitti (esculturas, instalações etc), variedade de matérias primas, temas e estilos. Nunca imaginei que fosse possível grafitar em pastilhas de vidro (aquelas de banheiro) ou reproduzir um retrato humano de forma super realista!






Acho que esses eventos devem acontecer mais vezes e levar cada vez mais tipos de arte urbana para exposições. Isso valoriza os profissionais e estimula que mais pessoas "comuns" (não profissionais) busquem sua própria forma de expressão. Um bom exemplo de novas formas de expressão, é o tricô em árvores! Adorei! Confira em: http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/sp/2012-08-12/artistas-por-acidente-transformam-as-ruas-de-sao-paulo-em-palcos.htm

Link da exposição no Mube: http://mube.art.br/expos/2a-bienal-de-graffiti-fine-art/



Nenhum comentário:

Postar um comentário