terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Lucrando com a sustentabilidade (Mkt 3.0)

Saiu uma matéria muito interessante no site Co.Exist (http://www.fastcoexist.com/1681339/5-lessons-from-the-companies-making-sustainability-more-profitable-than-ever) falando sobre como empresas estão lucrando com a sustentabilidade. Dois dados muito interessantes sobre o assunto:
-o número de empresas que lucram com iniciativas sustentáveis cresceu de 23% no ano passado para 37%.
-61% das empresas que mudaram seu modelo de negócio para incorporar a sustentabilidade como parte vital afirmam terem lucrado com esses esforços.

Esses dados confirmam que empresas como a Ford e Whirlpool estão indo pelo caminho certo. Dia 06 de fevereiro saiu na GreenBiz.com uma matéria anunciando um projeto de colaboração entre as duas empresas. A iniciativa chamada My Energi Lifestyle é um estudo que mostra como uma típica família americana pode reduzir suas contas de energia e sua pegada de CO2 integrando a tecnologia dos aparelhos usados em casa (geladeira etc), com carros elétricos e uma fonte de energia renovável. Isso tudo feito através de um aplicativo que o consumidor acessa no site da Ford.



Lucrando e fazendo melhorias socioambientais, essas empresas caminham para a inclusão no chamado "marketing 3.0", estudado pelo famoso Philip Kotler. De acordo com o livro de Kotler (que vale muito ler), o marketing pode ser visto em 3 eras diferentes:
-Mkt 1.0 (época da revolução industrial): o mkt era centrado no produto.
-Mkt 2.0 (época do desenvolvimento da tecnologia da informação): o mkt era centrado no consumidor.
-Mkt 3.0 (a partir de 2010): o mkt deve ser centrado no ser humano propondo uma visão mais holística do consumidor (coração, mente e espírito) e direcionando os objetivos de marketing não somente para o "satisfazer e reter clientes" como também para a construção de um mundo melhor.

Nessa nova era do mkt, Kotler identifica 3 pilares:
-a colaboração (que envolve formas de melhorias e criação de novos produtos)
-a comunitização (que se refere ao "tribalismo", valorização da cultura local x global)
-criação de caráter (que se refere à visão holística do consumidor, como um ser humano, ligada à visão, missão e valores da empresa).

Esses estudos de Kotler e as matérias que resumi acima, nos mostram que caminhos lucrativos para as empresas e sustentáveis para a sociedade, são completamente possíveis. Vamos lá?

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